terça-feira, 1 de maio de 2012

‘Sou formiga diante de elefante’, diz pai de jovem morto há 11 anos na BA


21/03/2012 15:12 - por: Mara Vieira

Pai de adolescente protesta em frente a fórum de Salvador: ‘Sei que sou uma formiga, mas não desistirei’, diz  (Foto: Reprodução/ TVBA)
Acampado  pelo terceiro dia em frente ao Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, Carlos Terra desabafa: “Eu sou uma formiga diante de um elefante”. É com essa frase que o pai do jovem Lucas Terra, morto há 11 anos, descreve sua sensação após apenas um dos três suspeitos pelo crime ter sido julgado e condenado perante a Justiça. Segundo a Promotoria de Justiça, em março de 2001 o adolescente foi abusado sexualmente, colocado em uma caixa de madeira e queimado vivo em um terreno baldio na Avenida Vasco da Gama, na capital baiana.
‘Sou formiga diante de elefante’, diz pai de jovem morto há 11 anos na BA (Foto: Reprodução/ TVBA)Carlos Terra expõe cartazes com imagens do filho
(Foto: Reprodução/ TVBA)
Os  réus são um ex-bispo e um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. O principal é o ex-pastor Silvio Roberto Galiza, que já foi condenado a 18 anos de prisão e hoje responde em regime semiaberto. Ele acusou o ex-bispo e o ex-pastor de participação no assassinato, mas os dois ainda não foram julgados. “Eles estão livres por aí, como se nada tivesse acontecido”, lamenta Carlos Terra.
Segundo Carlos Terra, o processo está “parado na prateleira da 2ª Vara Crime do Estado, provavelmente aguardando ser prescrito, ou seja, arquivado”. O pai do jovem, que faz o sétimo semestre do curso de Direito, diz que começou a faculdade para entender das leis e lutar pelos direitos do filho. "Estamos lidando com quem tem dinheiro para protelar isso até que seja prescrito, estamos lidando com quem tem poder", diz.
lucas terra (Foto: Reprodução/TV Bahia)Lucas Terra foi morto em 2001
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Promotor de Justiça responsável pelo caso, David Gallo explica que o crime prescreve quando completa 20 anos sem julgamento final. "Pode parecer pouco tempo, mas considerando que 11 anos já se passaram, o crime pode vir a prescrever, sim", explica.
A promotoria acredita que os acusados irão a júri popular. “Não tenho a mínima dúvida que os dois serão submetidos a julgamento popular”, afirma o promotor.
 Tribunal de Justiça
 Em nota da assessoria de imprensa, o Tribunal de Justiça afirma que “todos os tramites relacionados ao caso ‘Lucas Terra’ estão correndo dentro da normalidade”. Em outro trecho, o documento da assessoria diz que o Tribunal acredita que os servidores da Justiça responsáveis pela apuração do caso estão “trabalhando com empenho para que a justiça seja efetivada”.
Júri Popular
Para Carlos Terra, somente a decisão do povo, por meio de um júri popular, será capaz de fazer justiça. “Eu quero que a Justiça dê ao povo o direito de julgar os responsáveis por violentar sexualmente e queimar o meu filho vivo. Um menino puro, indefeso, que pecou pela obediência, por nunca acreditar que dois membros de uma Igreja iriam lhe fazer algum mal”.
Ele garante que irá permanecer acampado em frente ao Fórum até a Justiça desarquivar o processo e votar pela formação do júri. "Eu não estou pedindo um favor, nenhum esforço de ninguém. Estou clamando por Justiça, isso é direito de todo cidadão. O processo deve seguir, e o povo deve poder estudar o caso e decidir, se eles merecem ou não responder por aquilo que estão sendo acusados. Sei que sou uma formiga no meio de elefantes, mas não desistirei; e a formiga há de vencer essa batalha", completa.
G1,BA 

1 comentário:

  1. "Tudo que é preciso para o triunfo do mal é que os bons homens não façam nada." (atribuído a Edmund Burke porém não comprovada a autoria)
    pode não dar em nada, mas não será porque eu me calei.
    eu com toda a certeza enquanto tiver fôlego vou reclamar.
    não posso me calar:
    "Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!
    Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." (Ap 3:15-16) - (ely silmar vidal - apóstolo - psicanalista - jornalista - delegado especial de defesa dos direitos humanos e juiz arbitral)

    ResponderEliminar